domingo, 30 de agosto de 2009

Organizador pessoal descartável

Os PDA são algo dispendiosos e para substituir existe uma alternativa bastante acessível que consiste na utilização de folhas de papel. A ideia é criar um PDF, imprimir, dobrar a folha de uma forma especial e já está! Calendários, agenda, notas e até jogos existem para este PDA em papel! Uma imaginação fantástica.

http://www.pocketmod.com/

Horóscopo online

Por mais cépticos que sejamos, temos sempre curiosidade em ler o nosso Horóscopo. Esta pseudociência associada ao esoterismo, associa a posição dos astros com o destino das pessoas e da natureza. Não havia de ser excepção: a astrologia também está presente na Internet, em alguns links mais interessantes do que outros, uns gratuitos outros nem por isso. Mas não deixam de ser curiosos os resultados e as coincidências nas previsões...

Absolutamente gratuito para humanos

Parece ser um conceito diferente de criar páginas na Internet. O ZCubes apresenta-se como o primeiro sítio onde é possível navegar, calcular, criar, editar, desenhar, escrever, visualizar, escutar, pintar, publicar, procurar, imprimir, ensinar, aprender, amar e trabalhar. E é absolutamente gratuito para humanos... os animais para poderem usar terão de pagar? Não encontrei a resposta. Ainda assim achei convincente a demonstração. Experimentei e achei muito intuitivo. Uma boa referência para começar a criar na Internet.

http://www.zcubes.com/

Construir puzzles online

Não se desfruta do mesmo prazer como na realidade: o desafio de encontrar e descobrir num monte de peças espalhadas! Mas não deixa de ser aliciante para testar a nossa destreza e conseguir montar um puzzle. E o melhor mesmo é ser possível construir um puzzle à nossa medida e com imagens pessoais. Duas sugestões: a primeira gera um executável para poder correr no seu computador ou enviar um amigo; a segunda, permite criar e construir puzzles online. Se não tiver as suas fotografias, existem sempre sugestões muito agradáveis nestes links.

De regresso às imagens ou clipart

Hoje a sugestão é sobre uma página com desenhos coloridos um pouco "à moda antiga", ou seja, com uma sensação de nostalgia dos livros que nos ensinavam a pintar. Desde animais, oceanos, música, anjos, mundos de fantasia, flores, pessoas, lugares, ciência, vestidos fashion, há de tudo um pouco! Algo que era divertido e instrutivo, mas que foi um pouco esquecido. Recordar é viver:

Montar + Fotografias = Montafoto

Nova sugestão para brincar com as suas fotografias digitais e mostrar o artista que há dentro de nós! A sugestão de hoje permite converter imagens em texto, acrescentar molduras, criar calendários, criar os seus cartões de visita, envelhecer fotos, acrescentar icons à fotografia, criar mosaicos, gerar o negativo, criar um papel de parede, criar um selo antigo, transformar em fotografia a preto e branco, enfim, uma panóplia de opções!

http://www.montafoto.com/

Muita música e muitos sons

Procurava eu uns sons e umas músicas de fundo para umas animações, quando me foi sugerido este recurso "Flash Kit" ideal para quem desenvolve conteúdo em Flash. Fiquei muito satisfeito, pois há uma grande variedade de criações sonoras. E resolvi partilhar aqui no blogue. No Flash Kit é possível escutar cada efeito sonoro de forma online, bem como ver as especificações mais técnicas e, se gostar, descarregar nos formatos MP3 ou WAV. Pode ainda votar e colaborar também com as suas criações.

Texto escrito para texto falado

A sugestão não é inovadora, pois já são vários as links interessante para converter texto escrito em texto falado. No entanto, a sugestão de hoje é talvez uma das mais completas. Com mais de 20 idiomas incluindo o Português de Portugal e do Brasil e com diversas personagens, isto é, diversas vozes. Pode funcionar como entretenimento, como serve para aprender a pronunciar determinadas palavras noutras línguas. Experimente!

http://www.oddcast.com/home/demos/tts/tts...

Leitura de livros por e-mail

Um novo conceito de motivação à leitura. É simples, prático e gratuito. A ideia é escolher um dos livros que estejam disponíveis e configurar os dias da semana que pretende receber por e-mail a quantidade trechos ou capítulos que desejar. Os livros custam dinheiro e não sabemos ao certo quem vai pagar os custos, mas se tiver sucesso, esta ideia pode vir a revelar-se um filão para a publicidade, quando possíveis patrocinadores perceberem a potencialidade (por exemplo: anúncios em cada e-mail enviado). Entretanto, há que experimentar.

Tradução de Morse necessária

Para além da necessidade de traduzir a língua, antes de lá chegar é necessária a tradução do Morse. O blogue interessante de hoje está inteiramente escrito em código Morse. Nos filmes quase sempre as personagens sabem código Morse, mas na realidade não creio que seja bem assim. Mas voltando ao blogue, todo ele gira em torno de assuntos sobre o código Morse, até mesmo os vídeos incluídos. Fica a pergunta no ar: existirá alguma ferramenta online que permita traduzir automaticamente páginas escritas em código Morse?

http://liesweiter.blog.de/

Criar slides online

Uma ferramenta maravilhosa para criar apresentações online. Disponibiliza diversos temas, modelos, tipos de permite criar desenhos vectoriais, incluir imagens, vídeo, enfim, é quase um "Power Point" online! É gratuita, mas a versão paga disponibiliza muito mais conteúdo multimédia para as apresentações. Ainda assim é uma referência.

http://280slides.com/Editor/

Messenger onde não há Messenger

Se pesquisar no Links Interessantes, já foram inúmeras as sugestões sobre uma das aplicações mais famosas, o Messenger, ou MSN, Live Messenger, enfim, conhecida de várias maneiras. Tão famosa que é proibida em muitos locais de acesso à Internet. Para contornar o problema, aqui ficam duas sugestões. Mas atenção, lembro que existem sempre riscos, uma vez que está a introduzir a password nestes sítios. Também se aplicam a outras aplicações de conversação, tais como o ICQ/AOL, Google Talk e Yahoo!.

http://www.instan-t.com/
http://www.meebo.com.br/

Dar vida às suas fotos

Foram sugeridos diversos links interessantes para editar online as suas fotografias. No final são bons os resultados, mas ainda são fotografias. A sugestão de hoje é diferente, ou seja, animar as fotografias. Com o "Smash Mash" pode acrescentar movimentos, animar as caras, acrescentar efeitos animados, adicionar música, sons e muito mais. Os resultados são mesmo divertidos. O vídeo de demonstração é ilustrativo. Depois é só começar a utilizar!

http://www.smashmash.tv/

Mais de 3000 canais online

Com a expansão da banda larga e o domínio do computador face à televisão, começa a ser evidente a proliferação de sítios agregadores de canais de TV online, principalmente canais gratuitos. O "Online TV channel" agrega mais de 3000 canais de TV online de entretenimento, música, notícias, educação, desenhos animados, desporto, filmes e outros. Canais portugueses são mais de 20 e brasileiros várias dezenas!

http://www.tvchannelsfree.com/

Modelos de folhas para imprimir

Nos tempos que correm é muito vulgar fazer impressões para que um trabalho fique sempre bem feito. Mesmo assim a folha de papel e a caneta ainda são ferramentas indispensáveis. Contudo, as folhas de papel nem sempre são lisas, mas sim com linhas, quadriculadas, com margens, pautadas, com tabelas, milimétricas, logarítmicas e até encontrei folhas de duas linhas que me fez lembrar os tempos em que aprendi a escrever com uma caligrafia de tamanho sempre igual. Um link deveras interessante!

Homenagear online um ente querido

WebMemorial é o local na Internet criado especialmente para homenagear um ente querido, preservando sua memória. Pode partilhar com os visitantes a vida dessa pessoa, incluir condolências, acender "velas virtuais", colocar fotos e filmes com as suas imagens preferidas, entre outros recursos. A pessoa homenageada terá um endereço exclusivo na Internet para facilitar a visita de amigos e parentes, algo como "http://nome-do-homenageado.webmemorial.com.br/", numa página personalizada, criada e editada de maneira rápida e simples.

http://www.webmemorial.com.br/

Rezar online

Eu próprio fiquei impressionado pela quantidade de páginas disponíveis que permitem rezar online. Desde rezar o Terço da Libertação, da Misericórdia, Via Sacra, Anjos, Pai Nosso, Santos Populares, há de tudo um pouco. Para já não falar na Bíblia online. Existem inúmeras versões, cada qual mais interactiva que a outra, com o Velho e o Novo Testamento. Deixo aqui algumas sugestões, mas a mais interessante talvez seja a última!

Lusíadas online


O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, é o dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões a 10 de Junho de 1580. É também o Dia Nacional de Portugal. E para celebrar este dia sugiro a leitura dos Lusíadas neste link, onde estão disponíveis todos os cantos online. De salientar a simplicidade com que está apresentado os lusíadas em formato texto, o que já começa a ser uma raridade!

http://www.oslusiadas.com/

A física é mesmo divertida

Esta ferramenta é mesmo "divertida". O "Phun" (leia-se fun) destina-se a pôr à prova as leis da física. E qualquer um pode experimentar, pois é muito simples de utilizar. O vídeo é muito ilustrativo e motivador para aplicar na escola! Há muito que não era sugerido uma aplicação para download, mas a sugestão de hoje é por excelência

O centro exacto da Internet

Depois de descobrir este link "interessante" (?!) e de experimentar o único link disponível, fiquei a olhar meio aparvalhado para o resultado... Afinal para que serve este sítio? É um teste para saber se os cibernautas têm domínio sobre o rato? se têm pontaria? se são persistentes? estratégia de marketing? Alguém me ajuda a perceber??

Ponha à prova a sua inteligência

Para calcular o Quociente de Inteligência (QI) é vulgarmente utilizado o teste de Raven, ou teste das Matrizes Progressivas de Raven, desenvolvido pelo investigador John Raven. Existe uma vasta bibliografia que permite não só calcular o seu QI, como treinar para conseguir melhores resultados. Mas para além dos livros, é possível fazer os mesmos testes e aperfeiçoamento na Internet, de forma mais interactiva. Duas sugestões:

Misturador de caras

Misturar caras de duas pessoas é o que se consegue com este link interessante. Os resultados são ainda mais interessantes! Pode fazê-lo com caras de pessoas famosas ou com as suas fotos! Apenas a zona dos olhos, da boca, do nariz, ou a cara por completo, deixando apenas o cabelo. Divertido por uns bons momentos.

sábado, 29 de agosto de 2009

As maiores coincidências do mundo


Encontrei um link com as possivelmente mais incríveis coincidências do mundo! Algumas são muito difíceis de acreditar. Mas a verdade é que a todos nós já nos ocorreu alguma coincidência, aqueles fenómenos cuja probabilidade de acontecer é ínfima, mas que aconteceu. Verifiquei que este link interessante foi colher a informação de outro sítio, recentemente reformulado, também ele muito interessante. Algo onde "a ciência é a grande estrela do mundo real"!

http://cristianccss.wordpress.com/2007/09/11/...
http://hypescience.com/

Motor de busca de clips

Clips de música de artistas famoso, quer em gravações de álbuns ou em grandes concertos. Uma vasta colectânea comentada, avaliada e onde também pode participar. Talvez não fosse demais classificar como um dos "Youtube" de clips musicais!

Parlamento global

Pelo título é muito provável que muitos visitantes desistam logo da leitura do artigo. Mas vou pedir só mais um esforço, pois até vale a pena. Isto porque normalmente os assuntos da política afastam um pouco os cibernautas. Mas na realidade o sítio do Parlamento Global está bem conseguido e com muita informação como a biografia dos deputados, os miúdos e a República, as Leis essenciais e em discussão, a agenda, uma fotogaleria, notícias e a possibilidade de fazer uma visita ao parlamento (virtual e até mesmo real!).

http://www.parlamentoglobal.pt/

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Os Perigos da Pílula Dia Seguinte (PDS)

Muitas pessoas na sua maioria jovens acreditam se tratar de um “quebra – galho” para uma relação sexual sem proteção e tem feito uso da mesma de forma rotineira, a pílula do dia seguinte só deve ser administrada em caso de extrema urgência, pois o uso freqüente da mesma acarreta muitos danos á saúde da mulher, problemas que muitas nem sequer sabem que pode ocorrer em seu organismo se usada sempre e indiscriminadamente.

Alguns problemas que a PDS (Pílula do Dia Seguinte) pode ocasionar á longo e a curto prazo:

Náuseas (15 %)
Vômitos (15 %)
Diarréias (3 %)
Fadiga (13 %)
Vertigens ou enjôos (20 %)
Dor de cabeça (10 %)
Aumento da sensibilidade mamária (8 %)
Dor abdominal (15 %)
Sangramento vaginal (31 %)
Atraso da menstruação (5 %)

A pílula do dia seguinte chega a ter dez vezes mais hormônio que as convencionais e vem concentrada uma quantia muito grande de progestagênios,e só deveria ser usada em caso de extrema urgência ou seja uma emergência como estupro ou um inevitável rompimento da camisinha, chega a ser alarmante o fato do que essa pílula pode fazer a longo prazo na saúde:

Câncer de mama e de útero
Problemas em uma futura gravidez
Trombose
Embolia pulmonar

O ginecologista e terapeuta sexual, Amaury Mendes Junior do Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomática, tampouco doura a pílula: "Entre o hipotálamo, localizado no cérebro, e os órgãos genitais há um eixo que mantém o compasso do funcionamento do corpo. Hormônio em excesso interfere nesse ritmo". Considere, ainda, que o medicamento só está sendo usado em grandes quantidades há cinco anos. Se nesse espaço de tempo já se conhecem tantos efeitos colaterais, pode se imaginar que muitos mais ainda virão à tona. "São necessários pelo menos outros cinco anos para que todos os prejuízos sejam revelados", estima Albertina Duarte Takiuti.

Entenda os efeitos colaterais mais graves da pílula do dia seguinte :

Gravidez ectópica : O feto é gerado fora do útero.

"A progesterona presente no remédio retarda a passagem do óvulo pelas trompas, o que pode causar o seu encontro com o espermatozóide em lugar errado", esclarece Amaury Mendes Júnior.

Trombose e embolia : Mais freqüentes em quem já tem predisposição e histórico familiar.

"A grande quantidade de hormônio pode aumentar a viscosidade do sangue, o que facilita a formação de trombos", explica Mendes Júnior.

Câncer de mama :Uma das funções do hormônio feminino é regular o desenvolvimento das células mamárias. Quando há um excesso da substância, as células podem crescer desordenadamente, sobretudo em mulheres com tendência para a doença. Quem tem histórico familiar de tumor no útero também corre mais riscos de vir a sofrer do mal.

Outro fator que vem preocupando também os infectologistas é o fato da negligência com as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), que infelizmente vem aumentando com o passar do tempo.
Existem diversas formas de se previnir em um ato sexual, mas a famosa “camisinha” é a única que previne tanto doenças quanto uma possível gravidez indesejada.

Fonte: http://saude.abril.com.br/

O que as cores e seu aniversário diz sobre você!

Isto é divertido então veja o que acontece, mas não trapaceie. Esse teste diz a verdade.

As respostas estão no final.

1. Qual cor você prefere: vermelho, preto, azul, verde ou amarelo?
2. Qual é a inicial do seu nome?
3. Seu mês de aniversário?
4. Que cor você gosta mais: preto ou branco?
5. Nome de uma pessoa do mesmo sexo que o seu.
6. Qual seu número favorito?
7. Você prefere voar ou dirigir?
8. Você prefere lago ou oceano?
9. Faça um pedido (um pedido realista).

Quando terminar abaixe a página.

Respostas

1. Se você escolheu:
Vermelho – Você é alerta e sua vida é cheia de amor
Preto – Você é conservador e agressivo.
Verde – Sua alma é relaxada e você é meio preguiçoso e despreocupado
Azul – Você é espontâneo (a) e ama beijos e afeto das pessoas amadas.
Amarelo – Você é muito feliz e dá bons conselhos àqueles que estão pra baixo…

2. Se sua inicial é:
A-K. Você tem muito amor e amizades em sua vida.
L-R. Você tenta aproveitar a vida ao máximo e sua vida amorosa está próxima de aflorar.
S-Z. Você gosta de ajudar os outros e se futuro amoroso parece muito bom…

3. Se você nasceu em:
Janeiro-Março: O ano será muito bom para você e você descobrirá
que irá se apaixonar por alguém totalmente inesperado.

Abril-Junho: Você terá um forte relacionamento amoroso que não
irá durar bastante, mas memórias irão durar para sempre.

Julho-Setembro Você terá um ótimo ano e irá passar por uma grande
mudança para melhor em sua vida.

Outubro-Dezembro: Sua vida amorosa não será assim ótimo, mas você irá
encontrar sua alma gêmea eventualmente

4. Se você escolheu:
Preto: Sua vida tomará um rumo diferente, irá parecer difícil no momento mas será o
melhor para você e você será grato pela mudança.
Branco: Você terá um amigo completamente fiel a você e que por você faria qualquer
coisa, mas talvez você não perceba isso.

5. Essa pessoa é seu melhor amigo

6. Esse é o número de amigos próximos que você tem em sua vida

7. Se você escolheu:
Voar: Você gosta de aventuras.
Dirigir: Você é uma pessoa despreocupada e meio preguiçosa.

8. Se você escolheu:
Lago: Você é leal a seus amigos e amante e você
é bastante reservado.
Oceano: Você é espontâneo (a) e gosta de agradar
aos outros.

A Matemática, um ABC do xyz

É talvez o link mais completo com desafios de matemática. Muito divertido para descobrir, para ilustrar aplicações de determinadas teorias, para utilizar nas aulas ou mesmo para incluir em exames! Inclui problemas de cálculo, de geometria, simuladores, truques e ilusões, dicionários de matemática, calculadoras, etc. É muito vasto e se é um assunto que gosta vai ter de voltar muitas vezes a este sítio!

Trocaí - procure, negoceie e troque

Na era dos negócios pela Internet, em especial de leilões de material usado, o "Trocaí", acrescenta mais uma inovação. Alguém que já esteja farto do seu artigo e que gostaria de trocar por outra coisa. Um sítio destinado ao público Brasileiro. Talvez apareça um em Portugal!

Museu da poesia

O Museu da Poesia é hoje uma realidade, como forma de promover a lírica e a prosa poética de língua lusófona, em todas as partes do mundo e por diversas as formas e expressões. Além de funcionar como plataforma online, possui um Departamento de Produção e de Serviços Educativos, que produzem diversos espectáculos, recitais e eventos com apresentação regular e descentralizada geograficamente. Aqui é possível escutar recitais poéticos, sugestões poéticas e até mesmo participar com os seus poemas!

Portugal é um país de poetas.
Todos os portugueses são poetas.
O Museu da Poesia é de todos nós.

Jogo de raciocíno e imaginação

É muito mais do que um jogo. Pelo aspecto pode pensar que é um jogo algo infantil, mas desengane-se. Duvido que muitos adultos consigam resolver alguns níveis. A "Magic Pen" é semelhante ao "Phun", em que o objetivo é desenhar figuras geométricas e com as mais simples leis da física conseguir levar a bola ao destino. Ideal para ser jogado com os filhos, com os amigos, ou mesmo sozinho.

Portal da Língua Portuguesa

O Portal da Língua Portuguesa disponibiliza de uma forma imediata, acessível e simples um conjunto de recursos que permitem ao utilizador comum da Internet o acesso a informações relativas à língua portuguesa, nas suas diferentes variedades. Pretende ser uma ferramenta de livre acesso, direccionada para alunos e professores, para profissionais de diversas áreas e, de um modo geral, para todos os que têm interesse e curiosidade pelo funcionamento da língua portuguesa. Reflectindo alguns resultados de investigação, o Portal estabelece uma ponte entre a comunidade científica e o público em geral. Com diversos recursos, tais como uma base de dados morfológica, Dicionário de Gentílicos e Topónimos, Dicionário de Estrangeirismos, Dicionário de Nomes Deverbais, Vocabulário de Mudança e muito mais. Experimente!

Faça ouvir as suas queixas

Queixas.co.pt é um sítio dedicado ao cidadão/consumidor proporcionando-lhe espaço e oportunidade para apresentar situações onde se acha lesado. É também um meio onde as empresas (e outros) se poderão informar sobre a opinião dos seus clientes, podendo assim contactá-los de forma a melhorar aquilo que não está a funcionar bem. É uma excelente oportunidade para dar voz a todos os cidadãos/consumidores, desde que seja mantido um elevado nível de seriedade. Colabore:

http://www.queixas.co.pt/index.php

Meus dicionários

Talvez a compilação mais completa sobre dicionários. Neste sítio brasileiro, o design não é o ponto forte, mas cumpre o seu objetivo. Dispõe de apontadores para dicionários e tradutores de mais de 50 línguas, para além outros links interessantes e muito úteis.

Letra e música de hinos

É habitual conhecermos a letra e a música do Hino Nacional do nosso país. E dos países dos outros? Desperte a curiosidade para ouvir e descobrir o significado dos outros hinos. Ficamos a saber muito mais sobre a história. Hoje a primeira sugestão está disponível na Wikipedia, onde alguns hinos estão também traduzidos para português e disponíveis para ouvir em formato MP3 ou mesmo em MIDI. A segunda sugestão é para escutar versões mais "melodiosa" de todos os hinos Europeus.

Duas páginas ao mesmo tempo

Uma ideia bastante interessante, mas ainda em fase experimental. Com o DualPage é possível visualizar duas páginas ao mesmo tempo numa só janela de qualquer browser, sem necessitar de tabs ou outros truques. É útil para monitores largos. Bem, pode perguntar porque não utilizar duas janelas do mesmo browser e é realmente outra alternativa. Mas experimente! É só inserir um endereço de cada lado.

http://www.dualpage.com.br/

Desenhos para colorir haha

Uma excelente página para entusiasmar as crianças a pintarem. Heróis dos desenhos animados com os quais as gerações mais novas se sentem familiarizadas. Estas imagens podem ser impressas ou mesmo descarregadas para o computador. Portanto, tanto podem ser pintadas com os tradicionais lápis de cor, canetas de feltro, lápis de cera ou até mesmo no computador com programas de desenho!

Cuidado com os esquemas em pirâmide!

Os esquemas em pirâmide são fraudes com mais de um século de história, muito documentadas, debatidas e explicadas, com inúmeros testemunhos. Infelizmente continuam a ser inúmeros os que querem experimentar e aprender pelos seus próprios erros. São vários os provérbios, tais como "ninguém dá nada a ninguém" ou "o dinheiro não nasce do ar", que demonstram que alguém terá de perder dinheiro. Ainda assim, continuam a achar que só acontece aos outros. Sim, é verdade, há alguém que ganha, mas esse é esperto... monta o esquema e depois desaparece! Em Portugal, os esquemas de pirâmide efectuados pelas empresas perante os consumidores são considerados prática comercial desleal e como tal proibidos por lei, segundo o Decreto-Lei nº 57/2008 de 26 de Março de 2008 (Capítulo 1, Artigo 8º, Alínea "r"). Mesmo que continue a achar que tem razão, leia o link sugerido ou faça uma busca da Internet.

Desafios matemáticos

Gosta de desafios de matemáticos? Pois para além da matemática talvez seja necessária alguma destreza em programação ou imaginação para resolver inúmeros desafios propostos neste sítio. Pode discutir soluções e colocar também os seus.

http://projecteuler.net/index.php?section=problems

Esse nome de utilizador já existe?

Pretende criar uma conta no Google. no blogger, no Yahoo, no eBay, no Youtube, no Digg e em muitos outros serviços disponíveis na Internet? E esse nome será que já existe? Quais serão os nomes de utilizadores disponíveis? Este sítio responde a essa pergunta em poucos segundos. Com mais de 75 serviços de Internet muito conhecidos.

Novo motor de busca de imagens

Pixolu é ainda um protótipo de motor de procura de imagens. Funciona com imagens recolhidas pelo Google, Yahoo!, entre outros, mas permite fazer uma pesquisa mais detalhada de acordo com as imagens que escolhermos e agruparmos. Não percebeu? Experimente utilizar. Pode parecer um pouco confuso ao início, mas se seguir as instruções, depressa compreenderá e talvez venha a ficar surpreendido com os resultados!

http://www.pixolu.de/

Experimentar óculos online

Agora já pode experimentar diferentes modelos de diversas marcas de óculos sem sair de casa. Escolha uma fotografia com a sua cara linda e toca a experimentar! O efeito é magnífico! Não será já possível aplicar a mesma ideia a roupas?

http://www.ineyewear.com/revolutioneyes.asp

Os Simpsons - (quase) todos os episódios

Com mais de duas décadas de existência, Os Simpsons é uma das séries mais conhecidas e com um número infindável de fãs por todo o mundo. E à semelhança de outras séries como Prison Break (ver aqui), quase todos os episódios estão disponíveis para download!

http://www.rededownload.com/download-os-simpsons/

Dicionários "informais"

Existem muitas palavras que não se encontram nos dicionários convencionais ou cujo significado pode não ser ser apenas aquele que oficialmente lhe é atribuído. Talvez as palavras mais conhecidas sejas as "asneiras", os "palavrões", aquelas palavras proibidas desde a nossa infância. Mas existem outros "calões" mais inocentes que muitos não sabem o significado. Principalmente porque os próprios "calões" podem ter tido a sua origem em diferentes gerações. Aqui ficam 3 sugestões que podem ajudar a esclarecer algumas dúvidas: a primeira é portuguesa, a segunda brasileira (muito parecida com a versão portuguesa, mas com pequenas divergências) e finalmente a terceira para a língua inglesa.

http://natura.di.uminho.pt/jjbin/dac
http://www.dicionarioinformal.com.br/
http://www.urbandictionary.com/

Aprender a fazer qualquer coisa

Desde aprender a fazer dobragens, fazer uma bebida saudável, ensinar os papagaios a fazerem menos barulho, ajudar as crianças a evitar brigas na escola, ter melhores notas do que o ano anterior ou até aprender a conquistar a cara metade sem deixar de ser quem somos, há de tudo. Disponível em diversas línguas: inglês, espanhol, alemão, francês, árabe e até português. Permite adicionar novos artigos, discutir e alterar os já existentes.
http://www.wikihow.com/

Um banco de sonhos

Encontrei na revista PÚBLICA (do jornal PÚBLICO) uma ideia muito interessante: O DreamBank, onde pode tornar público os seus sonhos. Entretanto talvez alguém ache original o seu sonho e o possa ajudar, quer com ajuda monetária ou de outra maneira. E não tem de ser só a pensar em si. Pode ser um sonhos de ajudar alguém.

http://www.dreambank.org/

Palavras começadas pela letra...

É útil na construção de determinados jogos, enigmas, palavras cruzadas (ver aqui) e outros desafios. Ao contrário do rimador que encontra palavras para rimar (ver aqui), este sistema procura todas as palavras do dicionário português que comecem pela letra que entenderem. E todas as palavras aparecem por ordem alfabeta o que ajuda ainda mais. Muito simples de utilizar.

http://www.onlinecrosswords.net/br/crossworddirectory.php

Beba com cabeça

O projeto Beba Com Cabeça tem por objetivo esclarecer as principais questões relacionadas com o álcool de forma clara e transparente. Descubra este projeto e descubra-se a si através de um "simulador".

http://www.bebacomcabeca.pt/

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

ENJOCRI- 2009

Palavras pronunciadas em diversas línguas

Na procura de mais dicionários encontrei algo muito útil e interessante. É vulgar que a maioria dos dicionários online já disponham de uma ferramenta que permite escutar como determinada palavra é pronunciada. No entanto é um sistema de sintetização feito por computador que ainda não é perfeito. Então nada melhor do que uma plataforma onde todos podem colaborar na pronúncia de palavras. Conta já com inúmeras línguas e com imensos colaboradores. Mas quantos mais melhor pois precisa de crescer e acreditem que vai ser muito, mas mesmo muito útil!

http://www.forvo.com/

Talvez os melhores editores de imagem online

Foram já publicadas diversas sugestões de editores online que permitem trabalhar as suas fotografias ou outras imagens sem ter de instalar rigorosamente nada no computador. Mas houve alguém que resolveu, e bem, escrever um artigo sobre os 10 melhores editores de imagem online. Aproveito também para lembrar que existem outras aplicações gratuitas e muito boas para editar imagem (ver aqui).

http://rubiorc.blogspot.com/2008/11/10-editores...