segunda-feira, 29 de março de 2010

Como ocorreu a invenção do velcro.


O velcro foi inventado em 1948 pelo engenheiro suíço George de Mestral. Certo dia, voltando de uma caminhada no bosque, ele ficou irritado ao encontrar carrapichos agarrados à roupa e no pêlo do seu cão. Decidiu então descobrir de que modo é que eles conseguiam agarrar-se tão teimosamente, sem nenhuma substância adesiva.
Observando pelo microscópio, George descobriu que as patas do carrapicho terminam em pequeninos ganchinhos, que se prendiam a qualquer coisa peluda. Uma lâmpada acendeu-se sobre a sua cabeça! Assim nasceu o fecho feito de numerosos ganchinhos e lacinhos.O nome “velcro” é a combinação de duas palavras francesas: “velours” (veludo) e “crochet” (gancho).

Consumo moderado de álcool beneficia pessoas com problemas cardíacos

Especialistas dizem que beber pode reduzir em até 20% os riscos de doenças vasculares.

O consumo moderado de álcool, como vinho ou cerveja, é benéfico para quem sofre de ataques cardíacos e outros problemas vasculares, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira, 22, pela revista Journal of the American College of Cardiology.

O consumo moderado é definido pelos cientistas da universidade de Campobasso (Itália) como um ou dois copos de cerveja ou vinho ao dia. Até agora, a maioria das pesquisas havia estabelecido que um copo de vinho ou de cerveja junto às refeições constituía um consumo positivo para pessoas saudáveis.

No entanto, se desconhecia se essa conclusão também era válida para aqueles que tivessem sofrido um ataque do coração, um derrame cerebral ou algum outro transtorno isquêmico vascular.

O estudo, que analisou 16.351 casos, desvendou a incógnita e revelou que isso também se aplica a esses pacientes.

Segundo Simona Costanzo, epidemiologista que dirigiu a pesquisa, foi observado que o consumo moderado não tem apenas efeitos benéficos para as pessoas com problemas cardíacos. "Eles também têm menos chances de sofrer de outros problemas similares e sua taxa de mortalidade foi inferior às daqueles que não consumiam nenhum tipo de bebida alcoólica", acrescentou.

Redução de 20% dos riscos

De acordo com Costanzo, o efeito desse consumo moderado em pacientes cardíacos é similar ao observado em pessoas saudáveis. "A redução do risco fica em torno de 20%", o que significa que com o consumo de álcool é possível evitar um em cada cinco casos de problemas cardiovasculares.

Para os cientistas, a chave está no consumo moderado, o que deve ser somado um estilo de vida e uma dieta saudáveis. Segundo Augusto di Castelnuovo, chefe do Departamento de Estatísticas dos Laboratórios de Pesquisa da universidade de Campobasso, o consumo de álcool também deve ser regular.

"Um consumo moderado durante uma semana pode ser positivo. A mesma quantidade dessa semana, concentrada em um par de dias, é definitivamente nociva", afirmou.

Os cientistas também advertem que as conclusões da pesquisa não significam um convite a consumir bebidas alcoólicas. "Os abstêmios, saudáveis ou doentes, não teriam que começar a beber com o objetivo de ter uma saúde melhor", assinalou Giovanni de Gaetano, diretor dos laboratórios.


Fonte: Estadão

Dono de um Civic $%#@

Não sei se isso é verdade mas, já ouvi falar de pessoas que tem um New Civic e faz entre 5 a 12 KM/L.
Provavelmente este cara não sabe dirigir e o carro está com um defeito enorme e precisa ser arrumado urgente.
O New Civic é um carro lindo, dos últimos tempos, porém, gasta um pouquinho de gasolina sim.
Mas, se você comprar um carro 1.8, Automático sem querer gastar com gasolina, então, por favor, não compre um New Civic.
Existem diversas opiniões sobre o Honda New Civic. Você tem que manter o carro.
Minha opinião: Não Compre um New Civic.

Fonte: Fatmonkey

Aluno nota 10

eja a que ponto chega o nível de sabedoria dos nossos vestibulandos…
E olha que ainda é possivel que ele tenha passado no vestibular… :|

Água para todos


Uma das primeiras necessidades numa catástrofe natural, como o terremoto que recentemente assolou o Haití, é água potável. Porém, esse precioso líquido está se tornando um produto cada vez mais escasso, não só durante as catástrofes,  mas, também, no dia-a-dia das pequenas e grandes metrópoles. Prevê-se que, igualmente ao petróleo, no futuro, as guerras serão travadas pela disputa de água doce. 

A solução para esse problema é a dessalinização da água do mar, mas esse processo é caro e precisa de grandes quantidades de energia elétrica, algo que não se pode contar no caso de grandes catástrofes, como terremotos, furacões e/ou tsunami. 

Afortunadamente, cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) estão desenvolvendo um pequeno dispositivo que transforma a água do mar em água potável. As pesquisas, a cargo dos professores  Sung Jae Kim e Jongyoon Han  ambos do Departamento de Engenharia Eletrônica e Ciências da Computação -  já foram publicadas na revista Nature Nanotechnology.

O dispositivo se baseia num fenômeno conhecido como "polarização por concentração de ions": basicamente se extraem os ions da água do mar, que uma vez desprovida deles, se converte em água potável. Esse sistema não só separa o sal por eletroestática, como também os vírus e bactérias presentes no liquido.

O teste que confirmou tudo isso foi feito com água do mar contaminada com partículas de plástico e sangue humano. O dispositivo removeu 99% do sal e dos agentes contaminantes. A vantagem desse instrumento de depuração é que ele pode funcionar com energia solar e, pelo seu reduzido tamanho, transportado e manipulado por uma só pessoa. 

Os cientistas reconhecem que somente daqui há uns dois anos esse dispositivo estará no mercado para comercialização, mas seu uso será suficiente para suprir a demanda de uma família inteira e que umas 1.600 unidades seriam suficientes para potabilizar 15 litros de água por hora.

Penetra forja crachá para ver julgamento do caso Isabella

Esta é a história de um sujeito que tentou e se deu mal. Aparentemente, tudo que ele queria era acompanhar de perto o desenrolar do caso Nardoni nesta quinta-feira (25) e, além disso, aparecer um pouco. Para isso, ele forjou grosseiramente um crachá de imprensa, grudando a logomarca da empresa de engenharia MRV por cima da funcional das Casas Bahia.
O nome do falso jornalista é Rodolfo Gouveia de Lima, mas o nome que está no crachá é Robson de Souza Silvestre.
Lima foi ao Fórum de Santana (zona norte de São Paulo) usando terno, cabelo raspado e o sujeito na foto do crachá – datado de 2003 – tem cabelo. Ele já teria chamado atenção por fazer palhaçadas - abrir a camisa e mostrar o peito e dançar derramando água na própria cabeça - em transmissões ao vivo de emissoras de TV.
Nesta quinta, o penetra até conseguiu passar por uma primeira inspeção, no portão do fórum, mas foi detido quando se dirigia até a sala de imprensa, com a falsificação grosseira pendurada no peito.
Depois disso, virou confusão. O pessoal da segurança ficou revoltado porque deixou o sujeito passar. Os jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas também se irritaram, afinal, o falsário atrapalhava o trabalho deles.
Mais feia ainda foi a reação dos manifestantes do lado de fora do fórum. Todos eles, que fizeram seus protestos pessoais, clamando por justiça sob sol e sob chuva, ficaram ainda mais irritados.
Pior para o falso jornalista que teve seu falso crachá confiscado e foi colocado para fora do fórum, direto para os braços da multidão.
Alegando ter sido agredido pelos manifestantes e registrou queixa no 40º Distrito Policial, na Vila Santa Maria, zona norte de São Paulo.
Veja abaixo a falsificação tosca que o penetra fez.




cracha-falso01-hg

cracha-falso02

Curiosidades sobre os planetas.

O ano bissexto ocorre a cada quatro anos e tem o mês de fevereiro um dia de acréscimo (o dia 29). Isso é bastante sabido, mas sabes o porquê disso?

Um dia não tem exatamente 24 horas, esse é um número fracionado. Um dia tem na verdade 23 horas mais uma fração de hora. Devido à este arredondamento cada ano dura 365,25 dias (365 dias mais 6 horas). Em quatro anos essas frações de dias (6 horas) tornam-se um dia inteiro, e ele é adicionado ao ano bissexto para manter a data correta.

Os planetas levam meses e até anos para dar uma volta completa em torno do Sol (que representa um ano naquele lugar). Medindo em dias/meses/anos terrestres, essa é a duração dos anos marcianos, jupiterianos, mercurianos etc.:

o Mercúrio 88 dias
o Vênus 225 dias
o Terra 365 dias
o Marte 1 ano e 322 dias
o Júpiter 11 anos e 315 dias
o Saturno 29 anos e 167 dias
o Urano 87 anos e 7 dias
o Netuno 164 anos e 280 dias

Por curiosidade citaremos também o ex-planeta Plutão (atualmente é um planeta anão).
o Plutão 247 anos e 249 dias

Como pode-se perceber a duração varia muito entre os planetas. Isso ocorre devido a distância do Sol. Apesar de os anos poderem demorar bastante tempo, há planetas que o dia é rapidíssimo — e vice-versa.

via: site de curiosidades

quinta-feira, 25 de março de 2010

Tabela Periódica online

Depois de uma primeira sugestão de um link interessante com a Tabela Periódica, a tabela com os elementos químicos (ver aqui), a sugestão de hoje é ainda melhor! Cheia de interactividade! Mova o rato sobre os elementos, clique e descubra.

Logotipos de marcas

Para quem procura logotipos de marcas conhecidas, pode "googlar" por imagens ou então aceder a este link que tem uma vasta compilação. Está disponível em Inglês e em Russo. É só escrever a marca e pesquisar. Se não encontrar à primeira, procure pelo alfabeto.

Agora é PTgool... e já não é outra vez...

O antigo PirataTuga agora mudou-se para PTgool. Com novos filmes, colecções de músicas, programas informáticos, jogos e muito mais. Lembro que este sítio não aloja nada, apenas indica apontadores para onde podem fazer o download para experimentar... Mas afinal já é outra vez PirataTuga...

Taxas de câmbio e conversões

Link útil para conhecer as taxas de câmbio em tempo real e para fazer conversões entre moedas de dezenas de países de A a Z (da África do Sul ao Zimbabué)!

http://www.cambio.com.pt/

Juntar todos os cartões no telemóvel

Em vez de trazer imensos cartões na carteira, pode simplesmente passá-los para o telemóvel através deste serviço. Embora seja um serviço gratuito, cómodo e seguro, não sei se será realmente seguro. Afinal está a colocar toda a sua informação de cartões na Internet. E no telemóvel! Mas aproveite para conhecer.

Centenário da República

Este ano comemoram-se os 100 anos da República em Portugal. E como tal, 2010 vai ser um ano recheado de eventos para celebrar a este aniversário. O link sugerido permite dar a conhecer um pouco melhor a História, bem como o calendários dos eventos. Quando à Monarquia, é algo que devemos recordar também com orgulho, respeitar como História e guardar. Se a República está caduca e já não serve, voltar à Monarquia não é solução. Se nem o que a democracia dá a escolher serve para governar, muito menos a dinastia deve servir.

Banco de saúde

O Portal Banco de Saúde é a primeira e única rede social dedicada a saúde e qualidade de vida. Aqui pode esclarecer imensas dúvidas relacionadas com a sua saúde e o seu bem estar. Participe!

Vamos desvendando as farsas da Internet

É muito provável que já tenha recebido algumas mensagens de correio electrónico com informações pouco credíveis ou até mesmo visto alguns vídeos que desconfia que não sejam verdadeiros. Para tirar dúvidas ou, mesmo sabendo que não são reais, descubra o que está por detrás de muitas farsas que circulam pela Internet.

http://www.e-farsas.com/

Nós (eles) transferem

Pelo menos é o título deste sítio "We transfer". E tal como o nome indica, permite transferir ficheiros. O melhor mesmo é que permite transferir de forma gratuita ficheiros até 2GB. Só tem de introduzir o e-mail do destinatário, do remetente, um texto e esperar! Mais fácil é difícil.

Ver TV pela Internet

Muitos canais em directo pela Internet, como por exemplo, canais onde pode ver jogos de futebol em directo ou outros filmes. Aproveite... enquanto funciona!

Afinal o beep-beep quer dizer alguma coisa

É provável que nunca tenha reparado, mas quando o seu PC inicia, ouve-se um som agudo, mais conhecido por beep. É bom sinal, porque se houvesse um erro, o beep seria diferente. Provavelmente seria mais do que um beep e com durações diferentes. Exacto! A codificação dos beeps identifica o possível erro do seu computador. Já é "do tempo da avozinha", mas ainda continua a subsistir essa técnica para identificar erros de hardware do seu PC. Poderá encontrar os códigos no manual da sua mother board ou então pesquisar neste sítio as versões "mais" standard.

Converter PDF em TIFF

Caso seja necessário converter documentos em PDF num formato de imagem muito utilizado para trabalho profissional ou para impressão, este link tem uma aplicação que fazer a conversão online. E gratuita.

Língua Gestual

DVD com informação essencial para a aprendizagem da Língua Gestual, sempre disponível e de fácil acesso. Curso elaborado por profissionais da área que lhe mostram como comunicar com uma pessoa surda. Veja os exemplos.

http://www.linguagestual.com/

Rápido a fazer contas

Um jogo divertido para testar a sua rapidez a fazer contas. O princípio é muito simples, se o resultado estiver correcto, prima a seta para a direita, se estiver errado, prima a seta para a esquerda. Parece fácil ao princípio, mas rapidamente se torna maior o desafio!

Astrologia e mantras

Para quem aprecia e/ou quem acredite em astrologia, mantras, horóscopo, etc, este parece ser um link interessante. "Parece", pois tenho de confessar que sou céptico. Se existem tantos factores próximos que influenciam a nossa vida e o nosso comportamento que duvido que o impacto dos planetas, estrelas e outros tenham impacto significativo nas nossas vidas como os astrólogos o descrevem.

Google buzz

Quem tem conta no Gmail, já deu conta do "buzz". Quem não sabe do que se trata, convido a visitar esta página e ter em atenção à sua privacidade...

Teste o seu QI

Encontrei por acaso um excelente link para testar o seu QI. O teste é longo e com duração limitada. Tente resolver sem ver a pontuação à medida que vai fazendo, pois esta é a única forma de ver a solução. Fica já o aviso que não é assim tão fácil quanto parece...

Os melhores sítios em Flash

Pessoalmente até sou um pouco avesso às páginas em Flash, pois são mais pesadas, mais prováveis de não ser visitáveis com o equipamento que estamos a utilizar (por exemplo um telemóvel) e até mesmo com design que por vezes desapontam. Mas a sugestão de hoje é exactamente o contrário. Por alguma razão sãos as 100 páginas mais bonitas em Flash. Atenção, pois vai encontrar muitas páginas interessantes e até se vai perder a ver tanta coisa bonita!!

Ensaiar o seu apartamento

Imagine um apartamento virtual de 70m2 onde pode distribuir o mobiliário ao seu gosto. Pode ensaiar muita coisa e até mesmo experimentar uma vida virtual!



http://virtual.maxhaus.com.br/

Yahoo, Bing e Google

Se não sabe por qual motor de busca optar, veja os resultados da sua busca em tempo real nos três motores de busca mais utilizados de momento: Google, Bing e Yahoo.

Motor de busca de ficheiros

Um motor de busca de ficheiros, principalmente para os formatos mais conhecidos: DOC, PDF, XLS e PPT. E onde vai procurar? Aos motores de alojamento mais conhecidos, como o Megaupload, Mediashare, Mediafire, Sendspace, 4shared, entre outros.

A sua pegada do carbono

Desde o carro que conduz aos utensílios mais comuns que tem em casa todos tem um contributo para a sua pegada de carbono no planeta. E o pior e que o clima está mudando  em função da nossa pegada de carbono. Aprenda um pouco mais sobre o assunto e colabore em ajudar o nosso planeta.

De e para o aeroporto X

Para conhecer os melhores meios de transportes (carro, comboio, autocarro, metro, táxi, etc) de e para centenas de aeroportos de todo mundo. A página com um design um pouco antiquado, mas funcional e com informação actualizada!

Links em janelas de tamanho específico

Para simular como a sua página aparece noutros browsers, existe links interessantes (ver aqui). Mas se o objectivo é mais simples e testar a sua página apenas com janelas de dimensões específicas, este link pode ser útil.

Caça, caçadores e associativas

Para apreciadores do desporto da caça, este é um link interessante já com bastante conteúdo sobre caça maior, caça menor, caça protegida, armas, munições e cães. Pode também consultar a legislação em vigor e consultar muito conteúdo multimédia sobre caça.

O texto tal como escreve

Digamos que não tem muita utilidade (será que tem alguma?!), mas neste link é possível escrever um texto, gravar e depois ver o texto aparecer tal como escreveu (com erros se for caso disso). O que é interessante é que fica associado um link que pode ver no futuro.

Invente aqui

Procura ideias simples e inovadoras? Quer partilhar ideia com outros? Este sítio pode ser uma boa ideia e ainda para mais está em português (do Brasil). Desde suporte elegante para telemóveis, transformar a melancia num cérebro, cinto de fita métrica a criar uma lâmpada mágica, há um pouco de tudo.

Jogar xadrez

Para quem goste de jogar xadrez, este sítio é excelente para ver, aprender, praticar e competir. Permite jogar em rede com milhares de jogadores de todo o mundo em tempo real. O sítio é muito simples e fácil de utilizar. A única desvantagem é que mesmo para visualizar os jogos é necessário ter uma conta. Contudo é gratuito!

Juntar documentos PDF

Imagine que tem vários documentos PDF e necessita de os juntar todos no mesmo ficheiro PDF? É possível fazer esse trabalho de forma online e gratuita.

Separar documentos PDF

Agora imagine o contrário, ter um documento PDF e separar em vários documentos no mesmo formato. Este outro link permite fazer esse trabalho também online e de forma gratuita. Aproveito para divulgar uma aplicação gratuita que permite fazer a junção e separação de documentos PDF no seu computador sem recorrer a serviços online. A aplicação é PDFsam e está disponível aqui.

Eventos de ideias

Ignite Portugal é um conjunto de eventos abertos à participação de todos que giram em torno de apresentações sobre temas como inovação, criatividade, empreendedorismo ou tecnologia, em que os apresentadores têm apenas 5 minutos para falar, com 20 slides que rodam automaticamente a cada 15 segundos. O próximo evento é já hoje!

Um sonho de aquário

Descobri esta aplicação que parece ser um sonho de aquário. E a verdade é que a animação é muito realista e divertida! Super agradável para ficar a olhar para o seu monitor! Principalmente se este for grande e estiver numa sala a ouvir música. A versão de demonstração já é impressionante, imaginem a versão completa!

http://www.dreamaquarium.com/

Dobragens em papel

Depois de uma primeira sugestão de Origami (ver aqui), encontrei outro sítio também com imensos exemplos. Ainda que esta página esteja cheia de publicidade, merece a visita.

Favoritos com icons

Este sítio é ótimo para quem prefira a memória visual, ou seja, em vez de memorizar os seus link favoritos através do endereço ou de um texto, guarda através de icons. E os icons podem ser uma imagem do próprio sítio!

Gerador de imagens

Imagine que precisa de uma imagem, ou melhor de testar algo que vai ter uma imagem com uma dimensão específica. E imagine que não tem nenhuma dessas imagens "à mão" ou então não tem forma como gerar essa imagem. Este sítio permite fazer essa opção de forma muito simples. Siga as instruções e o resultado é imediato!

Certificado de virgindade

Para queira provar a sua "virgindade" (sim leu bem), agora pode conseguir um certificado de virgindade. Acredito que deve estar a perguntar: como provar a virgindade e para que serve esse certificado (ou a quem vai mostrar o certificado...)? Mas para obter as respostas, o melhor mesmo é visitar o sítio.

O seu nome em outras línguas

Descubra o seu nome noutras línguas como chinês, japonês, árabe, egípcio, latim, etc, etc!

Portal bullying

"Bullying" é um termo introduzido por Dan Olweus quando pesquisava sobre tendências suicidas em jovens adolescentes. As suas investigações levaram-no a concluir que a maioria dos jovens que cometiam estes actos, tinham sofrido algum tipo de ameaça. Muitas vezes pensamos que não nos toca a nós, nem aos nossos filhos, mas podemos estar bem enganados. Convém estarmos informados e saber como reagir nestas situações. Para saber mais consulte este sítio.

http://www.portalbullying.com.pt/

Faz Fácil

Ideias e soluções grátis todos os dias. Desde dicas de manutenção, re-aproveitamento e coisas, construção, jardim, saúde, beleza, artesanato, tecnologia e muito, muito mais.

http://www.fazfacil.com.br/

Trabalhar as imagens

Outra ferramenta online para trabalhar imagens, como por exemplo redimensionar as imagens, cortar, rotar, criar marcas de água, aplicar filtros e depois pode enviá-las directamente para os amigos ou para redes sociais.