segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A ORIGEM DOS NÚMEROS

Por: Marcello Ghigonetto

Todos nós recebemos milhares de e-mail diariamente. São mensagens de força, ou também uma oração para uma pessoa com necessidade, fotos de um local no mundo que provavelmente nunca conheceremos ou aquela piada que não tem graça. Mas na última semana recebi um material muito interessante. O título dizia “A origem dos números”, achei engraçado, pois pensei se tratar de uma grande sacanagem, porém minha curiosidade já despertada me fez querer saber mais sobre o tema.

Os números que nós escrevemos são compostos por algarismos (1, 2, 3, 4) os chamados “arábicos” que popularizaram os mesmos como forma de distinguir dos algarismos romanos, representados pelas letras (I, II, III, IV, V, VI). Diz a história que os fenícios que deram inicio na utilização dos números arábicos que hoje regem nosso dia a dia, segundo fatos, utilizavam os números para contar e fechar a contabilidade de seus comércios.

Mas por que 1 é um, 2 é dois e 3 é três? A lógica é simples, mas nada como um pouco de drama antes de revelar o segredo. Abaixo coloquei uma tabela que ilustra o segredo dos números. Ok chega de demora. O segredo está nos ângulos. Cada número representa a quantidade de ângulos na forma pela qual a mesma se apresenta, como mostra a tabela abaixo: