quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Porque não se deve aplaudir o Hino nacional?

brasil

Desde de criança ficava com muita raiva quando a diretora da escola que estudei chingava a todos ao final do hino nacional quando alguns alunos aplaudiam o Hino nacional, sempre ouço alguem falar que “Não pode aplaudir o hino…” Mas ninguém sabe porque não devemos aplaudir o Hino, fui buscar uma resposta para o “porque” dessa “regra” tão ridícula! Não foi fácil e para falar a verdade não achei nada concreto, mas acho que achei a resposta então vamos lá…
Existe uma lei (não se dizer em qual artigo nem parágrafo) que legisla sobre o assunto, essa lei inclui regras que devemos ter uma posição de respeito em relação ao hino, sempre ouvir de pé, com as mãos junto ao corpo ou juntas a traz ou a frente do corpo etc… E nessa lei não diz que devemos aplaudir o hino, mas também não diz que não devemos aplaudir! Porem existe uma lei para os militares que os proíbe de aplaudir e esse costume foi transferido para os civis na época da repressão militar, onde o cidadão não podia nem conversar na esquina que era considerado crime!
Por tanto todos foram obrigados a seguirem esse costume! No embalo desse costume que foi imposto as pessoas as regras de etiqueta diziam que, não devemos aplaudir o hino nacional em respeito ao hino exceto se o hino for cantado por alguem (cantos ou cantora) nesse caso deve-se aplaudir o artista.
Mas vamos pensar um pouco, aplaudir é faltar respeito? Vamos ao dicionário:
Aplaudir
1. Celebrar com aplausos.
2. Dar palmas a.
v. pron.
3. Ficar satisfeito.
4. Dar-se os parabéns.
Então porque não aplaudir o hino nacional? Não somos militares, não é falta de respeito, não existe nada que diz que não pode-se aplaudir o hino! Porem essa bobagem continua a ser ensinada nas escolas de nossos países e defendida por muitos que ao menos consegue justificar o porque disso tudo sem soltar a frase “é falta de respeito” queria que essas pessoas justificassem porque é falta de respeito!

Fonte:http://itudomais.net/curiosidades/porque-nao-se-deve-aplaudir-o-hino-nacional/