sábado, 13 de março de 2010

Qual é o alimento mais consumido no mundo?

O arroz nosso de cada dia é o campeão, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês). Isso significa, segundo a FAO, que cada pessoa consumiu 557 calorias por dia de arroz em todo mundo entre 2001 e 2003.
DSC00720
Bons de garfo
Dos rangos mais populares, só a carne de porco não tem origem vegetal:
1. Arroz.
arroz
Base da alimentação do brasileiro, ao lado do feijão, o arroz é um composto de carboidratos, proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Mas, quando ele é refinado, perde quase todos esses nutrientes, que ficam na película abaixo da casca. Por isso o ideal é consumir a versão integral, que ainda tem fibras que ajudam o trabalho do intestino.
2. Trigo.
1218503342plantacao_trigo
O trigo chega à mesa sob várias formas, dos grãos à farinha. Os alimentos derivados dele são fontes de carboidratos, proteínas, vitaminas, ferro, zinco, além de fibra, mas pobre de gordura e açúcar. Os alimentos com trigo integral têm ainda gérmen nutritivo e farelo, que acrescentam fibras e minerais ao produto. O trigo é o ingrediente principal de pães e massas.
3. Açúcar.
AA020855
É a maior fonte de energia para plantas e animais. O tipo mais consumido pelos humanos é o branco, formado por 99% de sacarose, que, por sua vez, tem glicose (conhecida como "açúcar do sangue") e frutose (presente nas frutas) na sua composição. Os açúcares das frutas e vegetais estão ligados a vitaminas, fibras, minerais e óleo. Mas o excesso de açúcar pode levar a obesidade.
4. Milho.
milho
Cheio de carboidratos, vitaminas (B1, B12 e E) e sais minerais, o milho dá bastante energia ao corpo. Cada grão tem cerca de 20% de fibras, 60% de amido, 10% de proteínas e 4% de óleo. Seus derivados também mandam bem: a indústria farmacêutica usa o vegetal para fabricar penicilina e dextrose, e o óleo feito com o milho dificulta a formação de gordura no sangue.
5. Carne de porco.
1
Apesar de má fama, a carne suína faz bem, sim: possui alto teor de proteínas e é rica em vitamina B1 – mas evite as partes gordurosas, como toucinho e joelho. Alguns cortes do animal, como lombo e o pernil (que tem apenas 3 a 5% de gordura), poderá ser até melhores do que a carne bovina. A carne não deve ser ingerida crua ou má passada para evitar contaminação por larvas (ah, ela NÃO transmite a Gripe Suína, e sim quem a tiver).

Fonte: http://www.rerbiriosidades.com/search?updated-max=2010-03-09T18%3A31%3A00-08%3A00&max-results=7