segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

De olho no céu: os eclipses de 2010!

Ao final do ano de 2009 vários blogs, sites, revistas e jornais elaboraram milhares de listas sobre os grandes filmes, os melhores momentos do futebol, as piores músicas… Mas 2010 está aqui, ele chegou e para começar o ano nada melhor que uma listinha, mas não é uma lista qualquer, elaborei uma lista realmente espacial (a grafia está correta sim, é uma lista literalmente ESPACIAL!). Com vocês, os eclipses do Sol e da Lua em 2010:
Dia 15 de Janeiro: ocorrerá um eclipse do Sol que poderá ser visto da África, Oriente Médio, Índia, China e Sudeste Asiático. Infelizmente ele não será visível para nós brasileiros, o que é uma pena, pois esse será um    espetáculo incrível já que por ser em janeiro e o sol estar mais distante nesse mês, não vai ser totalmente    ocultado, assim um anel de luz se formará ao redor da Lua dando origem ao único eclipse anular do ano.  O  instante máximo do eclipse será às 4 horas e dez minutos.
Dia 26 de Junho: será a vez de um eclipse lunar parcial que poderá ser visto da Austrália, passando pela Ásia Oriental, parte da Oceania e acabando na América do Norte. Ele irá atingir seu ponto máximo às 8 horas e 40 minutos.
Dia 11 de Julho: teremos um eclipse do Sol que vai deixar grande parte do Oceano Pacífico no escuro para depois ser parcialmente visível do Chile, Argentina, Uruguai e extremo sul do Brasil, pelo menos um tiquinho dele nós poderemos ver. O melhor momento acontecerá às 16 horas e 30 minutos com o Sol totalmente oculto.
Dia 21 de Dezembro: esse será o último, mas nem por isso menos importante, ele será o único eclipse do ano que poderá ser visto de quase todo o território brasileiro, somente quando estiver quase terminando (é azar mesmo!). Às 5 horas e 17 minutos será o ponto máximo desse eclipse lunar.

Para quem tiver condições de viajar até o oriente para ver os eclipses do Sol eu desejo um bom espetáculo e aproveitem bastante, mas aqueles que não podem desembolsar alguns milhares de reais com essa facilidade terão que esperar até o dia 14 de outubro de 2023, quando ocorrerá um eclipse anular do Sol. Os brasileiros que quiserem presenciar um eclipse solar total terão que aguardar até 12 de agosto de 2045! Quanta paciência, ainda bem que brasileiro não desiste nunca.

Fonte: http://www.fernandowilliams.com/?p=90