Na verdade, o Dia das Mães não tem uma origem comercial. Desde a Grécia antiga, havia celebrações na entrada da primavera, em homenagem a Reia, mãe de Zeus e considerada matriarca de todos os deuses. Mas a festa ancestral se perdeu, e o Dia das Mães atual só surgiu no início do século passado, nos Estados Unidos, como homenagem às mulheres que haviam perdido os filhos na Guerra Civil Americana. A americana Anna Jarvis conseguiu oficializar primeiro o feriado em sua cidade, Webster, depois no estado de Virginia Ocidental e, em 1914, o feriado se tornou nacional em todo o país. No Brasil, a data começou a ser comemorada sob influência americana – foi introduzida pela Associação Cristã de Moços (ACM) em 1918 – e, em 1932, foi oficializada pelo presidente Getúlio Vargas. Só em 1949 a data ficou mais comercial, quando rolaram propagandas para aumentar as vendas. Outros feriados que têm origem "nobre" fora do Brasil são o Dia dos Namorados, Dia da Criança e o Dia dos Pais. Veja a origem deles abaixo.
FELI$ DIA DAS MÃES*
Comércio fatura mais no Natal e no Dia das Mães:
Legendas: BR = Data no Brasil. MUN = Data em outros lugares do mundo. %$ = Porcentagem comercial**. CS = Como surgiu.
Dia das Mães:
BR: Segundo domingo de maio. MUN: Primeiro ou último domingo de maio. %$: 8,4%.
CS: Surgiu como uma homenagem a uma mãe americana. No Brasil, começou a ser comemorado no segundo domingo de maio a partir de 1918 e se "comercializou" a partir de 1949.
Os segmentos que mais lucram na data são os de eletrodomésticos e itens pessoais, como roupas, perfumes e bijuterias. Em 2008, a venda de roupas cresceu 42% em relação a abril.
Dia dos namorados.
BR: 12 de junho. MUN: 14 de fevereiro. %$: 7,9%.
CS: Fora do Brasil, é comemorado no dia de são Valentino, que teria sido um padre romano que era contra uma lei de celibato. Aqui, a idéia foi do publicitário João Doria, que lançou uma campanha em junho de 1949 com o slogan "não é só com beijos que se prova o amor".
Como o mês em que começa a fazer frio no país, a venda de malhas e suéteres bomba.
Natal.
BR: 25 de dezembro. MUN: 25 de dezembro. %$: 11,3%.
CS: O nascimento de Jesus só foi oficializado no dia 25 de dezembro no século 4. Antes, essa data era a comemoração do deus persa Mitra. Para aproveitar a festividade que já existia, a Igreja trocou uma comemoração por outra.
Em 2008, as vendas do Natal fizeram com que o comércio em dezembro faturasse 32% a mais que novembro – só as vendas de vestuário, tecidos e calçados subiram 87%.
Dia dos Pais.
BR: Segundo domingo de agosto. MUN: Terceiro domingo de junho. %$: 8,2%.
CS: Começou nos Estados Unidos em 1910, como homenagem a um pai que criou seis filhos sozinho. Lá, o feriado é em junho. No Brasil, a idéia de fazer um feriado para os pais foi do publicitário carioca Sylvio Bharing, em 1953.
A queda da taxa de natalidade no país atrapalha as vendas na data, segundo Emilio Alfieri, da Associação Comercial de São Paulo. Com menos filhos, menos presentes para os pais.
Dia da Criança.
BR: 12 de outubro. MUN: 20 de novembro. %$: 8,4%.
CS: Criada no brasil por uma lei de 1924, a data ficou mais comercial aos anos 60, quando um diretor da fábrica de brinquedos Estrela criou uma promoção para incentivar a venda de uma boneca chamada Bebê Robusto. A idéia deu certo e a comemoração emplacou.
Em outubro, as lojas de brinquedos tem o segundo melhor mês no ano, atrás apenas de dezembro.
*"FELI$ DIA DAS MÃES" se refere-se a humor, não retratando que o dia está próximo; **Quanto o mês do feriado fatura em relação ao todo o ano de 2008, segundo a Federação do Estado de São Paulo.
Fonte: Mundo estrando.