terça-feira, 14 de julho de 2009

Líder do White Stripes ensaia com o volume da guitarra nas alturas. Faça o teste e descubra se você também exagera no volume do som!





jack white e fone de ouvidos repro

Jack White, da banda White Stripes, confessou recentemente em uma entrevista que está tão acostumado a tocar sua guitarra em níveis assustadoramente altos que já não se dá conta quando isso acontece. Ele só percebe que passou dos limites quando algum dos engenheiros de som de seus shows o alerta, aterrorizado, de que o medidor está marcando 127 decibels!

Relembrando as aulas de física do colegial: o decibel é uma medida muito usada para medir a intensidade de sons. É uma unidade de medida semelhante à percentagem. O limite de decibels que o corpo aguenta, sem risco de afetar a saúde, é 65. Já a partir de 85 decibels, não importa se o som é agradável ou não, se é produzido por rock ou música sacra, ele é prejudicial à audição. O excesso de ruído provoca interferências no metabolismo de todo o organismo, e traz o risco de perda auditiva irreversível.

O excesso de ruído já levou mais de 10 milhões de americanos à perda da audição ou parte dela. No meio musical isso é ainda mais frequente. Quem não conhece algum músico que não escuta direito ou tem zumbido no ouvido? Mas não são só os musicistas que estão se expondo aos riscos do excesso de ruído. Quem ouve música no volume máximo ou muito alta com fones de ouvido, por exemplo, pode prejudicar seriamente a audição.


O site Olhar Digital publicou, no início do ano, um vídeo que fala sobre a capacidade humana de perceber frequências sonoras. Essa percepção varia de acordo com a nossa idade. Quanto mais velha a pessoa for, menor é a freqüência que consegue ouvir. No entanto, se uma pessoa se expoe à ruidos muito altos, essa percepção pode ser afetada antes do tempo. O site bolou um teste com várias frequências para que as pessoas possam saber se sua capacidade auditiva condiz com a sua idade. Faça o teste e descubra se você, assim como Jack White, anda exagerando na altura do som.

UPDATE: O Henrique, que é engenheiro de som, disse que checou as frequências do teste com analisadores de frequência e que algumas delas não batem. Tentei entrar em contato com ele mas o email do cadastro dele é inválido. Se alguém souber de algum outro teste é só deixar o link nos comentários. Aqui e aqui tem dois testes no formato de questionário.