domingo, 15 de novembro de 2009

Mistérios do supermercado

Frutos raros, de se encontrar no supermercado. Você deve ter lido os rótulos dos produtos e ter ingredientes, que você já ouviu falar mas nunca viu ou provou. Vamos as raridades.



Marmelo(raridade: média)



Apesar do nosso clima favorável. Poucos agricultores plantam marmelo- uma exceção é o interior de Góias. A maioria dos frutos usados na marmeladas é importado do Uruguai e Argentina


Groselha( raridade: média)




A groselhira é nativa da Europa, da África setentrional e do sudeste Asático, há poucas informações de plantações delas no Brasil. Além disso, a maior parte da groselha consumida por aqui é sintética - é o famoso '' xarope artificial sabor groselha''



Cola( raridade: alta)


Castanha é nativa da África tropical. Hoje , os refrigerantes á base de cola usam só produtos químicos sintetizados em laboratórios , que simulam o gosto eo cheiro da noz.
Uma noz muito rica em cafeína, usada pelos africanos como estimulante e digestivo




Baunilha( raridade: média)





Na verdade a baunilha é mais cara do que rara, Ela é encontrada em empórios chiques nas metrópoles . Os maiores produtores são Madagascar , Ilhas Comores e reunião que juntos proveem de 70 % e 75 % da oferta mundial do produto. No Brasil , uma das regiões produtoras é o sul da Bahia , onde 1 quilo de baunilha custa 250 dólares!



Lúpulo( raridade: alta)



Todo lúpulo usado no Brasil é importado . ''O lúpulo prescisa de um período grande de isolação diária. E isso só acontece em determinados meredianos tanto no hemisfério norte quanto no sul - e não no Brasil'', Os maiores produtores são Alemanha, Eua, República tcheca, China e Inglaterra.




Framboesa( raridade: baixa)



É difícil achar a fruta no Brasil por causa das condições climáticas que seu cultivo exige: a framboesa deve ser submetida pelo emnos 700 horas por ano a temperatura inferior a 7 c há algumas palntações dela em São Paulo e no sul de Minas Gerais.

FONTE: http://mafiosorigatti.blogspot.com/2009/11/misterios-do-supermercado.html