terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Controle da mente: conheça a droga mais perigosa do mundo

“Ela é maldita, ela controla a sua mente, te deixa submisso, se mandarem você se matar você se mata, sem nem perguntar o motivo.”
Escopolamina, esse é o nome de uma droga que vem causando mais problemas que apenas a dependência quimica.
Ela é retirada de uma planta nativa da Colômbia, chamada Burundanga pelos locais, se ela for utilizada em doses elevadas (isso quer dizer menos de um grama!), ela causa um efeito tão incrível que muitos diriam que é um mito, uma lenda, é tão fantástica que quase nem acreditei quando comecei a pesquisar o assunto: ela pode hipnotizar o usuário sem que ele nem mesmo perceba o que está acontecendo, o hipnotismo é tão forte que deixa a pessoa vulnerável a qualquer sugestão, ao usar escopolamina perde-se todo o senso de preservação – se mandarem você se matar, adivinha, você vai – e também a consciência do que é certo ou errado, resumindo, o que mandarem você fazer praticamente já estará feito. Para piorar ela é dezenas de vezes mais forte que as outras drogas geralmente usadas nos conhecidos golpes “Boa Noite, Cinderela”, e como se isso já não fosse suficiente, após o efeito a pessoa não se lembrará de nada, nada mesmo!

A droga é extraida das sementes, folhas e flores de uma planta também chamada de “Borrachero Blanco” e poucas pessoas sabem extrair o pó, menos pessoas ainda conhecem quem faça o serviço.  Na Colômbia o grama da droga custa cerca de 60 dólares nas ruas. Criminosos vem utilizando o “Sopro do Diabo” para realizar assaltos e extorsões – exitem vários casos de pessoas que aceitaram um “suquinho” de um desconhecido num dia para acordarem no outro e descobrirem que seu apartamento está vazio, que sua conta bancária foi limpa ou que estão sendo acusados de participar em algúm roubo – mas as piores histórias vem das vítimas de estupro praticado mediante violência presumida, ou seja, quando a vítima não pode se defender por estar drogada ou presa. Alguns relatos falam até de estupros seguidos do suicídio da vítima (deixando bem claro que são histórias não confirmadas contadas pelos locais, mas com uma droga como essa, quem duvida?).
No início do século XX o Dr. Robert House, um médico do Texas, afirmava que a droga hidrobromido de escopolamina, conhecida por apagar memórias de eventos dolorosos, podia ser utilizada em interrogatórios, ela precedeu o uso de agentes químicos ainda mais fortes na década de 1930. Apesar de seu uso, nunca ficou claro se as pessoas submetidas a substância realmente falavam a verdade ou se  diziam somente o que os interrogadores queriam ouvir.
Confesso que a revelação da existência de drogas como essa me causam medo, mas também nos ensinam que nosso mundo é grande e ainda pouco explorado, quem sabe quais ervas milagrosas se encontram escondidas nas gigantescas florestas tropicais do globo? Plantas capazes de curar o câncer, o ebola e muitas outras doenças, mas também capazes de confundir nossos sentidos, apagar nossas memórias e tirar nossas vidas.