segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Screen Sharing Top Tools: As Melhores Ferramentas Para Compartilhar Tela - Guia

Você precisa mostrar imagens ou apresentação do PowerPoint direto do seu desktop para uma equipe remota? Quer treinar a sua sala de aula à distância, convidando seus alunos para assistir o que está fazendo ao vivo em seu PC?
screen_sharing_servicos.jpg
Crédito da foto: Craig Jewell
Ferramentas de compartilhamento de tela são uma categoria específica de ferramentas de colaboração online que permitem uma transmissão contínua ao vivo do que está acontecendo na tela do computador para indivíduos ligados através da Internet em locais distantes.
Ferramentas de compartilhamento de tela permitem que várias pessoas vejam em tempo real tudo o que será exibido na tela do computador, bem como a possibilidade de até mesmo tomar o controle do mouse e teclado para demonstrar suas habilidades recém-aprendidas, durante o funcionamento de uma nova aplicação em sua máquina. Obviamente, você pode fazer o mesmo com eles e, com sua permissão, acessar seu computador remotamente e orientar o seu processo de aprendizagem ou resolução de problemas passo-a-passo.
Estas mesmas ferramentas de compartilhamento de tela, em geral, funcionam permitindo a você, como apresentador, criar uma sessão que está associada a uma URL específica e, opcionalmente, a um número de senha. Você, então, envia / partilha esta URL / combinação de senha com convidados selecionados, e assim que entrar em sua tela de compartilhamento, pode começar a ver em tempo real o que está fazendo.
Os diferenciais entre estes serviços de screen sharing incluem a adição de VoIP, chat de texto, controle remoto, suporte multi-plataforma, anotações e marcações e habilidades de gravação.
Aqui abaixo, está uma lista abrangente de todas as ferramentas disponíveis de screen sharing do mercado e as características básicas utilizadas para comparar estes instrumentos entre si:
  • Número máximo de participantes: O número de pessoas que você pode convidar para uma sessão de screen sharing
  • Controle Remoto: Dá às pessoas na sessão a capacidade de assumir o controle do teclado e do mouse
  • Mudar de apresentador: Permite dar o controle da apresentação para outras pessoas
  • Plataforma de hospedagem: PC-Mac-Linux: se você quiser ser um apresentador, qual pode usar?
  • Plataforma de visualização: PC-Mac-Linux: o que você precisa ter para participar?
  • Preço: Preço mensal do produto
Para fazer sua análise e seleção de forma mais efetiva, aqui abaixo há também um quadro comparativo mostrando todas as ferramentas de partilha de tela disponíveis do mercado e um conjunto completo de reviews, introduzindo cada uma delas.

As Melhores Ferramentas Para Screen Sharing - Tabela De Comparação


go to the table!
Todos os dados para as versões grátis ou básicas
*Requer Flash 9 ou superior e Java 1.6 para as funcionalidades extra
**Requer Java

As Melhores Ferramentas Para Screen Sharing


  1. GoToMeeting
    GoToMeeting é uma solução para compartilhamento de tela revolucionária e de controle remoto que oferece uma interface elegante que torna extremamente fácil para usuários sem conhecimentos técnicos usarem. G2M integra chat em texto, convite, programação e criptografia completa. Requer um pequeno plugin para download tanto para o apresentador, como para o participante, e funciona em PCs com Windows e Mac. Por $ 49/mês, para 15 usuários simultâneos.
    http://www.gotomeeting.com/




  2. Mikogo

    Mikogo é um software de screensharing gratuito de controle remoto para Windows. Depois de baixar um arquivo de configuração pequeno, você pode se cadastrar e criar tantas reuniões quantas quiser: pode, então, convidar as pessoas, dando-lhes o ID da reunião que vão ter que colar na página inicial do Mikogo, a fim de participarem da sessão. As principais características são o controle remoto para todos os participantes, o compartilhamento de arquivos, mudança de apresentador, seleção e aplicação. Gratuito para o download e uso, ele também está disponível como uma extensão do Skype.
    http://www.mikogo.com/
  3. Yuuguu

    Yuuguu é uma aplicação gratuita para download que permite que você compartilhe sua tela com qualquer pessoa. Depois de baixar o pequeno software cliente (disponível para Windows, Mac e Linux), você pode começar a compartilhar seu desktop com uma ou mais pessoas, e deixá-los ter o controle ou vice-versa. Você também pode conversar com os participantes da reunião. De utilização grátis.
    http://www.yuuguu.com/
  4. ScreenStream

    ScreenStream é um software gratuito que permite que outros assistam a sua tela em seus computadores. Depois de ter feito o download de um pequeno aplicativo e começar a sessão de partilha, você só tem que dar às pessoas um link que terão que colar em seu navegador, sem precisar instalar nada. Eles podem continuar a prestar atenção na sua tela até desligar o compartilhamento. Grátis.
    http://www.nchsoftware.com/screen/index.html
  5. SharedView

    SharedView é um software de colaboração online da Microsoft, que você pode usar para compartilhar uma única aplicação ou a tela inteira para até 15 pessoas. Para usá-lo, só precisa de uma conta Windows Live ID, instalar o software, e pode começar a convidar às pessoas a colaborar com eles. Grátis, em beta.
    http://www.connect.microsoft.com/content/content.aspx?ContentID=6415&SiteID=94
  6. ShowMyPC

    ShowMyPC é uma solução gratuita, para compartilhamento de desktop e controle remoto de uma para várias pessoas. Os usuários precisam baixar o software e podem acessar os pcs uns dos outros com apenas uma senha (sem endereço IP necessário) que é gerada automaticamente quando você inicia a sessão de visualização e deve ser fornecida para os usuários remotos por e-mail, telefone ou outros meios. Nenhum registo é exigido, apenas um download de 900kb.
    http://www.showmypc.com/
  7. SkyFex

    SkyFex é um navegador gratuito baseado em compartilhamento de tela e aplicação de controle remoto que qualquer pessoa pode usar para dar / obter ajuda com seu computador. Se você é o especialista que vai dar a assistência, só tem que se inscrever para o serviço gratuitamente, e instalar um pequeno plug-in. Será fornecido então um código de seis dígitos, para dar a outra pessoa, que apenas terá de colá-lo em seu navegador, e clicar em um botão. Seu PC será então ligado para a assistência remota, para a conta (gratuita, oferece até 30 minutos por sessão e 5 minutos para o controle remoto).
    http://skyfex.com/
  8. TeamViewer

    TeamViewer é um pequeno aplicativo gratuito que permite compartilhar sua tela e ninguém controlar o PC. Depois de baixar o programa pequeno, basta iniciá-lo sem nenhuma instalação: você pode, então, dar um código e uma senha para seus amigos para ver e controlar seu PC, ou eles podem dar-lhe o seu código. Você também pode bater papo, transferência de arquivos, e usá-lo para o controle remoto do seu computador de qualquer lugar do mundo. Gratuito.
    http://www.teamviewer.com/
  9. Glance

    Glance é uma grande ferramenta para o usuário sem conhecimentos técnicos. Fácil de usar, eficaz e confiável. Glance é baseado no VNC, responsável por muitas das soluções de compartilhamento de tela disponíveis no mercado. Como a maioria dos seus concorrentes, Glance permite o controle remoto do computador dos participantes, bem como alterar o apresentador e deixar os outros participantes mostrarem sua tela. Uma ferramenta pioneira no seu nicho, está passando pela prova do tempo muito bem. Glance suporta anfitriões em PCs e Macs e pessoas em todas as plataformas de computador (Mac, PC, Linux, etc.). Sai por $ 49.95/mês.
    http://www.glance.net/
  10. Vyew

    Vyew é uma ferramenta de compartilhamento de tela baseada na web e de anotação ao vivo. Suas características incluem a partilha de ambiente de trabalho ao vivo, anotações em quadro branco e a capacidade de apresentar os arquivos para o seu público a partir de qualquer plataforma, já que você só precisa de um navegador compatível. Os usuários do Vyew recebem um número único para a teleconferência que todos os apresentadores e os participantes podem usar. Este é um serviço de teleconferência gratuita (quem liga, paga apenas uma taxa, se houver). A versão atual é de utilização grátis.
    http://www.vyew.com/
  11. Persony

    Persony (pronuncia-se: per-so-nee) é uma ferramenta multi-plataforma, baseada em flash, de conferência web que permite compartilhar a tela (mudar apresentador, se você precisar), controlar remotamente o computador de outra pessoa, fazer apresentações de PowerPoint, trabalhar de modo compartilhado em um quadro-branco e comunicar-se via VoIP (um-para-muitos), em uma solução de custo muito eficaz.
    http://www.persony.com/
  12. LiveLook
    livelook_logo.gif
    LiveLook é uma solução baseada na web para screensharing que permite compartilhar sua tela com um clique, sem instalar qualquer software no seu computador. Basta clicar no botão "Mostrar a sua tela", compatilhar o código com outras pessoas, e esperar que eles cheguem. Eles também podem controlar seu PC a partir de onde quer que estejam, ou simplesmente assistir. Fixar o preço começa em $ 10.
    http://www.showscreen.com/



  13. eBLVD

    Integra eBLVD controle remoto, chat de texto, VoIP, anotação, transferência de arquivos, criptografia de 128-bit de segurança, programação de eventos, suporte à gravação de teleconferência gratuita e gravação para um pc essencial, baseado em uma solução de compartilhamento de tela que custa apenas US $ 29.95/mês para 5 usuários simultâneos.
    http://www.eblvd.com/
  14. eZmeeting

    ezMeeting é bom recurso para o compartilhamento de tela, colaboração em grupo, apresentações, relatórios, captação de informação e análise do documento. eZdesktop possibilita a edição de documentos ao vivo, aprendizado à distância, apresentações e suporte técnico. Você pode se conectar com outros membros da equipe através de mensagens instantâneas corporativas integradas. $ 99/mês para 4 participantes.
    http://ezmeeting.com/
  15. ShareItNow

    Shareitnow é um serviço que permite compartilhar qualquer coisa em seu desktop para qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer momento - de forma espontânea e sem problemas. Use Shareitnow para realizar sessões de treinamento, demonstrar um produto, colaborar em um documento, apresentar um tour pela web e muito mais.
    http://www.shareitnow.com/
  16. BeamYourScreen

    BeamYourScreen é um solução simples de screen sharing baseada na web que funciona como a Glance, HostPresentation ou PCvisit. Você fornece uma URL padrão e um número de código aos seus participantes e uma vez que efetuarem login na página, poderão ver imediatamente a sua tela. Você pode também trocar os apresentadores, se precisar. BeamYourScreen suporta até 20 pessoas por sessão, não precisa instalar nenhum software ou plug-in. BeamYourScreen também usa criptografia para proteger a propriedade de todas as transferências de dados. Verifique todos os planos disponíveis aqui.
    http://www.beamyourscreen.com/
  17. GoMeetNow

    GoMeetNow permite a partilha de desktop remoto e reuniões colaborativas baseadas na web. Além de seu conjunto completo de recursos, é muito fácil de usar e funciona em conjugação com os firewalls mais restritivos.
    http://www.gomeetnow.com/
  18. GatherPlace
    GatherPlace_logo.gif
    GatherPlace é um eficaz e simples serviço para compartilhamento de tela e controle remoto que pode ser usado para mostrar sua tela para pessoas que trabalham em qualquer sistema operacional e sem necessidade de download de softwares. Basta usar o visualizador do GatherPlace, baseado em HTML "SureView" e seus convidados estarão prontos para ver a sua tela. As funcionalidades do GatherPlace também incluem tela cheia, imagem manual de controle de qualidade, alerta para o apresentador quando os participantes têm uma resolução mais baixa do que a sua tela, relatórios de utilização, integração do web site, gravação de sessão, multi-monitor, VoIP e mais .
    http://www.gatherplace.net/
  19. RealVNC

    Software RealVNC (Virtual Network Computing) é multi-plataforma, permitindo o controle remoto entre os diferentes tipos de computador. Para maior simplicidade, há ainda um visualizador em Java, de modo que qualquer computador pode ser controlado remotamente de um navegador, sem ter que instalar o software. RealVNC é gratuito e é redistribuível.
    http://www.realvnc.com/
  20. GoToAssist

    GoToAssist é um serviço que permite o suporte remoto com tela integrada partilha de recursos. Os usuários finais podem solicitar apoio, tanto por telefone ou simplesmente enviar uma mensagem de ajuda através da web. Transferência de arquivos e chat de texto são integrados.
    http://www.gotoassist.com/
  21. Spreed

    Spreed é um serviço que permite fazer apresentações remotas e organizar seminários e conferências à distância. Você pode acessá-lo tanto com PC e Mac e é gratuito para utilizar até três participantes. Spreed integra quadro-branco, chat, vídeo-conferência, controle remoto, compartilhamento de tela, mudança de apresentador e transferência de arquivos. Gratuito, pro disponíveis.
    http://www.spreed.com/
  22. Bosco's Screen Share

    Bosco é uma solução de screen sharing para Mac OS e Windows. Com Bosco, você pode controlar manualmente a taxa de atualização do screen sharing, o nível de compressão a ser aplicado às imagens antes de serem enviadas às telas de seus participantes. Disponível para Mac OS9, Mac OSX e Windows XP. Gratuito.
    http://www.componentx.com/ScreenShare/
  23. A ser atribuído
    Eu ainda não encontrei a ferramenta de partilha de tela n.25 para colocar aqui, mas você é bem-vindo a sugerir, através da área de comentários abaixo, o que você acha que deve ser adicionado aqui.
Fonte: http://www.masternewmedia.org/pt/2009/12/24/screen_sharing_top_25_as_melhores_ferramentas.htm.htm