segunda-feira, 10 de maio de 2010

Netbook ou notebook? Já dá para ficar na dúvida?

Para quem ainda não conhece as principais diferenças entre um "netbook" e um "notebook", sim; para quem já conhece, não.
Em princípio, o netbook surgiu com a intenção de conquistar o público feiminino e os gays para, depois, desbancar o notebook e assumir o seu nicho de mercado, com a suposta expectativa de que num design inteligente e com um quipamento menor, mais leve, mais versátil e fácil de transportar, ele conquistasse afacilmente a preferência desse público-alvo e desbancasse os notebooks. Mas não foi isso o que aconteceu e nem me parece que vá conseguir, nem mesmo entre as mulheres, com suas bolsas enoooormes e os gays.
Suas principais vantagens, o design, tela widescreen, peso de apenas 1.3 kg, formato de cantos arredondados que facilitam o transporte, o tamanho, e a autonomia anunciada de 6 horas (que, na realidade, não passam de 4 horas e meia) se anulam diante dos problemas que apresenta com o procesamento de imagens e vídeos. E é aí que reside o seu principal defeito e que os fabricantes vão ter de resolver no futuro, se quiserem mesmo que ele desbanque o notebook: as imagens e os vídeos apresentam-se distorcidos e grandes imagens demoram muito a carregar, mais do que nos notebooks e desktops. Games, numa tela widescreen de 11 polegadas, então, nem pensar! Muito menos filmes.

Para piorar, tem sido relatado  que a distribuição do peso não é uniforme (pesa mais de uma lado), ficando difícl equilibrá-lo nos joelhos, como se faz com o notebook. Desse jeito, nem o público femininino vai aprovar pois, para elas, esse requisito é fundamental.
Pelo visto, parece que essa nova tecnologia, que muit prometia, ainda vai demorar um pouco a se ajustar, até conseguir "emplacar" de vez.

Utilidades que justifiquem o uso do netbook, no lugar do notebook ainda estão por ser descobertas e há muito que ser melhorado. Parece que o lançamento do produto foi um pouco apressado. Mas se corrigirem todos esses defeitos... Bem, aí já é história para um outro post, quando e se esse dia chegar.