As vezes eu fico pensando como uma empresa de entretenimento como a Time for Fun busca bandas e espetáculos que o público brasileiro gostaria de ver. Tudo é business. De maneira simplificada, a produtora nacional entra em contato com os empresários das bandas, eles fecham um contrato e esta produtora nacional precisa vender a banda aqui para obter lucro. Quando eu falo “vender a banda aqui” eu quero dizer que quando compramos um ingresso, o valor – já rateado – significa custo da banda + local do show + margem da produtora, etc.
Para evitar prejuízo, as produtoras devem fazer uma pesquisa do que o público nacional anda ouvindo.
Apesar de as rádios serem uma fonte para essa pesquisa, a gente nunca sabe se o que esta tocando é imposto ou o que realmente o púbico quer ouvir. Eu acredito ser uma mistura das 2 coisas, afinal nenhuma rádio teria audiência se não tocasse músicas que seus ouvintes querem ouvir.
A MTV também é uma fonte meia boca. O Top 10, por exemplo, apresenta os 10 clipes mais bombados do canal. E quem escolhe são os telespectadores. Porém, a audiência do programa é formada por adolescentes, ou seja, apenas uma parcela da população brasileira.
Pois bem. Voltando agora para a ferramenta principal desse blog: O Google.
Quantas vezes você não escreveu o nome da música no Google para ler a letra? Ou a digitou no Youtube para ver o clipe? Agora imagine um compilado desses dados que milhares de pessoas digitaram no Google.
Aqui está:
Pesquisa na web do Google Interesse em
Brasil, 2009
Todas as categorias > Entretenimento > Música > Rock e pop
Pesquisa na web do Google Interesse em
Brasil, 2009
Todas as categorias > Entretenimento > Música > Alternativos: punk e meta
Veja então que você pode escolher por catagoria.
Claro que cada dado deve ser bem estudado. Michael Jackson, por exemplo, teve uma explosão de busca após a sua morte.
Uma coisa interessante que encontrei foi a seguinte. Antigamente as músicas gringas estouravam lá fora e levavam um certo tempo para vir para cá. Com a internet e o tempo real, tudo se mistura muito rapidamente e o que virou hit lá fora chega aos ouvidos brasileiros no mesmo momento.
Veja o exemplo da Lady Gaga:
Atente que não houve delay de buscas entre basileiros e norte-americanos.
Para os curiosos, de uma maneira geral – de 2004 até presente – os termos de pesquisas mais comuns para essa mesma categoria aqui no Brasil são:
E nos EUA…
Claro que essa pesquisa mostra apenas os nomes dos contores/banda. Porém, clicando em cada um deles é possivel descobrir qual música é a mais procurada, etc.
Há também como descobrir quais letras de músicas estão sendo mais pesquisadas se você fizer a busca por “lyrics” ou “letra”. Afinal, tem muita gente que procura letras de músicas digitando o nome da música e em seguida a palavra “lyrics”, especificando a busca.
Além de desvendar popularidade de bandas, através da internet também é possivel descobrir o próximo astro musical. Para quem tem curiosidade, indico um outro post chamado “Descobrindo o próximo astro musical“, aqui mesmo desse blog.
Fonte: Google trends
Para evitar prejuízo, as produtoras devem fazer uma pesquisa do que o público nacional anda ouvindo.
Apesar de as rádios serem uma fonte para essa pesquisa, a gente nunca sabe se o que esta tocando é imposto ou o que realmente o púbico quer ouvir. Eu acredito ser uma mistura das 2 coisas, afinal nenhuma rádio teria audiência se não tocasse músicas que seus ouvintes querem ouvir.
A MTV também é uma fonte meia boca. O Top 10, por exemplo, apresenta os 10 clipes mais bombados do canal. E quem escolhe são os telespectadores. Porém, a audiência do programa é formada por adolescentes, ou seja, apenas uma parcela da população brasileira.
Pois bem. Voltando agora para a ferramenta principal desse blog: O Google.
Quantas vezes você não escreveu o nome da música no Google para ler a letra? Ou a digitou no Youtube para ver o clipe? Agora imagine um compilado desses dados que milhares de pessoas digitaram no Google.
Aqui está:
Pesquisa na web do Google Interesse em
Brasil, 2009
Todas as categorias > Entretenimento > Música > Rock e pop
Pesquisa na web do Google Interesse em
Brasil, 2009
Todas as categorias > Entretenimento > Música > Alternativos: punk e meta
Veja então que você pode escolher por catagoria.
Claro que cada dado deve ser bem estudado. Michael Jackson, por exemplo, teve uma explosão de busca após a sua morte.
Uma coisa interessante que encontrei foi a seguinte. Antigamente as músicas gringas estouravam lá fora e levavam um certo tempo para vir para cá. Com a internet e o tempo real, tudo se mistura muito rapidamente e o que virou hit lá fora chega aos ouvidos brasileiros no mesmo momento.
Veja o exemplo da Lady Gaga:
Atente que não houve delay de buscas entre basileiros e norte-americanos.
Para os curiosos, de uma maneira geral – de 2004 até presente – os termos de pesquisas mais comuns para essa mesma categoria aqui no Brasil são:
E nos EUA…
Claro que essa pesquisa mostra apenas os nomes dos contores/banda. Porém, clicando em cada um deles é possivel descobrir qual música é a mais procurada, etc.
Há também como descobrir quais letras de músicas estão sendo mais pesquisadas se você fizer a busca por “lyrics” ou “letra”. Afinal, tem muita gente que procura letras de músicas digitando o nome da música e em seguida a palavra “lyrics”, especificando a busca.
Além de desvendar popularidade de bandas, através da internet também é possivel descobrir o próximo astro musical. Para quem tem curiosidade, indico um outro post chamado “Descobrindo o próximo astro musical“, aqui mesmo desse blog.
Fonte: Google trends